O programa que se apresenta deve ser considerado uma proposta de programação flexível e deverá ser ajustada ao ritmo de aprendizagem dos estudantes e a natureza do curso.

 Dada a natureza prática da cadeira, serão priorizados os métodos expositivos e trabalhos em grupo, consistindo as exposições na apresentação sumária dos temas, sobretudo na introdução e fim dos temas abordados. Os trabalhos colaborativos serão ferramenta privilegiada na produção de esqueletos para os modelos de relatórios de pesquisa e preparação de seminários.

·         A componente teórica será repartida entre exposições do professor e exposições dos estudantes preparadas sob orientação do professor. Tal componente destina-se a fornecer orientações sobre os procedimentos de estudo e de pesquisa, abordando desde a produção de conhecimento até a apresentação formal do trabalho.

·         Para além das aulas teóricas, serão leccionadas também aulas práticas. Nestas aulas, os estudantes recorrerão às directrizes lógicas, metodológicas e técnicas fornecidas nas aulas teóricas. Tais actividades práticas poderão envolver a leitura e  a análise de textos, o fichamento dos textos, a elaboração de citações, paráfrases, tomada de posição, notas de rodapé,  a referenciação bibliográfica e a elaboração de índices, sumários, etc.