A disciplina de Agricultura Irrigada visa essencialmente é uma introdução à irrigação, com enfoque na distribuição geográfica e situacional da prática de rega na agricultura a nível nacional, regional e mundial.

Os métodos de ensino-aprendizagem são centrados no estudante e caracterizados pela exposição de estudantes a aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. O processo de ensino-aprendizagem poderá tomar a forma de seminário, discussão de grupo, realização de actividades práticas em campo, laboratório e visitas. O(s) docente(s) assume(m) o papel de facilitadores e mero-orientadores do processo lectivo, estimulando a auto-aprendizagem e uso efectivo das horas de estudo individual.

No final da disciplina espera-se que o estudante seja capaz de realizar uma série de trabalhos tanto a nível individual assim como colectivo, dentre as quais:

  1. Identificar os distritos, as regiões, países e continentes que mais praticam a irrigação na agricultura;
  2. Identificar principais sistemas de irrigação usados no distrito, país, região e mundo;
  3. Conhecer as características e capacidades dos principais rios de Moçambique assim como as culturas mais irrigadas no mundo, região, país e distrito;
  4. Conhecer a distribuição das principais infra-estruturas de irrigação, tais como barragens, regadios e diques; e
  5. Identificar as vantagens e possíveis desvantagens da prática de agricultura irrigada, em comparação sequeiro (em termos de área coberta, rendimento e investimento).