UNIVERSIDADE DE SANTIAGO

Direito Comercial I

Ano Letivo: 2022/2023

Semestre: 1.º Semestre

Docente: Paulo Ramirez

Curso: Licenciatura em Direito

Pólo: Assomada

Objetivos e Competências a Desenvolver

a) Objetivos:

- Dominar os conceitos fundamentais inerentes às matérias jurídicas que se relacionam com a realidade empresarial, bem como o respetivo regime legal.

- Conhecer as principais questões doutrinais e jurisprudenciais que se colocam numa área económico-social em permanente transformação.

- Distinguir com rigor os diversos institutos jurídicos que no seu conjunto compõem esta área do Direito.

- Identificar com facilidade a legislação aplicável a cada situação concreta num contexto de alguma dispersão normativa.

b) Competências a adquirir:

O aluno deverá estar apto a identificar qual o dispositivo legal aplicável a cada situação, devendo saber interpretar corretamente a norma em causa e resolver as situações concretas que se lhe deparem.

Sempre que se justifique a doutrina e a jurisprudência serão realidades complementares a atender.

Métodos de Ensino

- Metodologia de ensino: aulas teórico-práticas, consubstanciando-se, nomeadamente, em exposição de temas, resposta a dúvidas colocadas pelos alunos, observações acerca da matéria por parte de todos os intervenientes nas aulas, resolução de casos práticos e análise de arestos jurisprudenciais.

- Não se encontra previsto na presente unidade curricular um número máximo de faltas ou mínimo de frequência às aulas presenciais.

Métodos de Avaliação

- Avaliação continua, testes e trabalho escrito

Bibliografia

Bibliografia essencial:

RAMIREZ, Paulo, Direito Comercial, 3ª edição, Almedina, Coimbra, 2021.

Bibliografia complementar:

ABREU, Jorge Manuel Coutinho de, Da Empresarialidade, As Empresas no Direito, Coleção Teses, Almedina,

Coimbra, 1996.

ALBALADEJO, Manuel, Derecho civil, II, Derecho de obligaciones, 14ª edición, Madrid, Edisofer, 2011.

ALMEIDA, António Pereira de, “Estrutura Organizatória das Sociedades”, in Problemas do Direito das

Sociedades, op. col., Almedina, Coimbra, 2003, págs. 95 e ss.

BERCOVITZ RODRGUEZ-CANO, Alberto, Apuntes de Derecho Mercantil, 16ª Ed., Aranzadi, 2015.

CUNHA, Paulo Olavo, Direito das Sociedades Comerciais, 7ª edição, Almedina, Coimbra, 2019.

Programa

INTRODUÇÃO

1. Génese e evolução do Direito Comercial

2. Caracterização do Direito Comercial

2.1. Conceito e autonomia

2.2. Da Empresa Comercial

2.3. Algumas especificidades do Direito Comercial e inerentes ao estatuto de comerciante

2.3.1. Celeridade nas transações, segurança jurídica e proteção do credor

2.3.2. Regra da solidariedade nas obrigações comerciais

2.3.3. Prescrição presuntiva de dois anos dos créditos dos comerciantes

2.3.4. Venda de bens alheios

3. As fontes do Direito Comercial

4. Interpretação da lei comercial e integração de lacunas

PARTE I. DOS EMPRESÁRIOS COMERCIAIS

CAPÍTULO I. ASPETOS GERAIS

1. Introdução

2. Obrigações gerais do empresário comercial

2.1. Adoção de uma firma - artigo 13º a) do Código Comercial

2.2. Escrituração das suas operações comerciais - artigo 13º b) do Código Comercial

2.3. Registo comercial do facto e do ato a ele sujeitos - artigo 13º c) do Código Comercial

2.4. Prestação de contas - artigo 13° d) do Código Comercial

3. Capacidade e incompatibilidades

CAPÍTULO II. DOS EMPRESÁRIOS COMERCIAIS SINGULARES

1. Requisitos para a atribuição do respetivo estatuto

2. Regime de responsabilidade por dívidas

a) Observações gerais

b) O casamento e a responsabilidade por dívidas comerciais

CAPÍTULO III. AS SOCIEDADES COMERCIAIS

1. Enquadramento da figura

1.1. Origem e evolução

1.2. Breve análise da tipologia constante do Código das Sociedades Comerciais (o aprofundamento das matérias relativas às sociedades comerciais terá lugar em Direito Comercial II).

PARTE II. DA EMPRESA COMERCIAL. DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL

1. Notas iniciais

2. Trespasse do estabelecimento comercial

3. Alienação, locação, usufruto e penhor da empresa comercial

4. A defesa da concorrência

5. A concorrência desleal

6. Propriedade Industrial

6.1. Generalidades

6.2. Invenções

6.3. Modelos de utilidade

6.4. Topografias de produtos semicondutores

6.5. Desenhos ou modelos

6.6. Marcas

6.7. Recompensas

6.8. Nome e insígnia do estabelecimento comercial

6.9. Logótipos

6.10. Denominações de origem e indicações geográficas

6.11. Proteção dos Segredos Comerciais

7. A insolvência

7.1. Introdução

7.2. Processo de recuperação, judicial e extrajudicial

7.3. Situação de insolvência

7.4. Declaração da situação de insolvência

7.5. Créditos sobre a insolvência e créditos sobre a massa

7.6. Intervenientes no processo

7.7. Efeitos da declaração de insolvência

7.8. Reclamação de créditos

7.9. Administração e liquidação da massa insolvente

7.10. Incidentes de qualificação da insolvência

7.11. Encerramento do processo

7.12. Exoneração do Passivo Restante ou Fresh Start

PARTE III. DOS CONTRATOS COMERCIAIS

CAPÍTULO I. OBSERVAÇÕES GERAIS

1. Sequência

2. Contratos típicos e contratos atípicos. Contratos mistos

3. Contratos nominados e contratos inominados

4. Estrutura habitual dos contratos comerciais: contratos de adesão e inclusão de cláusulas contratuais gerais

CAPÍTULO II. CONTRATOS EM ESPECIAL

1. Compra e venda

2. Mandato

3. Empréstimo

4. Penhor

5. Depósito

6. Escambo ou troca

7. Locação

8. Reporte

9. Conta Corrente

10. Contratos de cooperação

10.1. Consórcio

10.2. Associação em Participação

10.3. Agrupamento Complementar de Empresas.

11. Contratos de distribuição

11.1. Agência

11.2. Concessão Comercial

11.3. Franquia

11.4. Mediação

11.5. Comissão

11.6. Fornecimento

11.7. Consignação

12. Contrato Publicitário

13. Contrato de Hospedagem

14. Transporte

15. Expedição

16. Contrato de Seguro

17. Contratos bancários

18. Contratos financeiros