Artesãos Natos

Ontem, dia 07 de março, os destacados artesãos, Dilia Almeida Silva (Marca Juncus) e Arlindo Pirralho, oriundos do concelho de Coruche deram o mote para a sessão de aprendizagem da arte de trabalhar o junco e a cortiça. Embora as matérias-primas com que trabalham sejam distintas – bunho/junco e cortiça, ambos partilham da mesma entrega quanto à representação, preservação e transformação das tradições e do património cultural em peças de artesanato. As peças de arte que compõem o portefólio de cada artista encheram a sala de aula dos alunos do décimo ano, do Curso de Artes Visuais, num momento de partilha e de valorização da criação artesanal. Os temas e as questões colocados pelos alunos incidiram, sobretudo, em aspetos ligados ao processo criativo, ao design e à rentabilidade económica desta atividade.

Dilia Almeida Silva e Arlindo Pirralho mostraram os diversos materiais, da região, com que trabalham. Explicaram as caraterísticas destas matérias-primas endógenas, sublinhando a importância das mesmas numa lógica mais próxima de formas de produção e consumo sustentáveis. Depois, seguiram-se as demonstrações das técnicas de manuseamento dos materiais e dos instrumentos de trabalho. Por fim, foi altura de os alunos colocarem mãos à obra, dando forma às pequenas pranchas de cortiça e entrelaçando bunho molhado.

Na próxima semana contaremos com a visita de José Tanganho que dará ao barro o destaque merecido.

Estas atividades inserem-se no projeto da turma do 10.º E – Artesãos Natos – Criar com Sustentabilidade – Prof.Emília Carvalho e Helena Nogueira.

Deixe um comentário